domingo, 5 de maio de 2013

PREVINA-SE DAS DOENÇAS TÍPICAS DO OUTONO





Depois de um verão quente, o outono chega com temperaturas menores e baixa umidade do ar. Com isso, problemas alérgicos e respiratórios se manifestam com maior intensidade. Segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), 30% dos brasileiros possuem algum tipo de reação alérgica, sendo asma, bronquite e rinite mais comuns nesta estação do ano. As mudanças climáticas do outono também facilitam a proliferação dos ácaros, que são prejudiciais à saúde dos alérgicos.

Para se prevenir é importante ter alguns cuidados como manter a casa e o ambiente arejados, livres de poeira e sujeira, para evitar o agravamento das doenças desta estação. O melhor tratamento para as possíveis doenças são a prevenção das crises. É importante redobrar a atenção com a saúde de crianças e idosos, pois eles são mais suscetíveis aos problemas alérgicos e respiratórios. Se você sentir os sintomas de alguma dessas doenças, procure seu médico.


5 maneiras simples de evitar as doenças de outono



1. Hidrate bem o organismo
Segundo Dra. Andrea, as pessoas costumam se preocupar muito com hidratação durante o verão, pois é uma época em que se perde muito líquido. Porém, no outono não é diferente. Apesar das temperaturas mais amenas, o ar fica seco, e o consumo de água é essencial.
2. Evite permanecer em locais fechados
A proliferação de certos vírus é muito grande nesta época do ano, e locais fechados favorecem este processo. Procure deixar as janelas abertas para permitir que o ar circule.
3. Lave as mãos constantemente
Essa dica não vale apenas para a troca de estações: ela deve tornar-se um hábito. “Estamos em contato com diversos objetos que podem estar contaminados, por isso é imprescindível lavar as mãos com água e sabonete, de preferência líquido, e sempre que possível fazer uso do álcool em gel para finalizar”, indica a pneumologista.
4. Mantenha uma alimentação balanceada
Segundo Dra. Andrea, as síndromes gripais, que são mais comuns durante o outono, atingem principalmente crianças e idosos por conta do sistema imunológico frágil. Equilibrar a alimentação com os nutrientes e vitaminas necessários evita que o corpo fique vulnerável a contaminações.
5. Hidrate bem a pele
Além de hidratar por dentro, é importante hidratar também por fora. “É comum notarmos que a pele fica mais seca com a chegada do outono. Isso pode acarretar rachaduras e irritações que desenvolvem alergias na pele”, explica a especialista. A indicação é usar um hidratante específico para o rosto e outro para o corpo. Evite banhos muito quentes, pois eles favorecem o ressecamento da pele.
Fontes:

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Carlos Pontes, S/N - Sulacap

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21)3111-6200 | (21)3111-6201