O que é o teste do reflexo vermelho (“teste do olhinho”) ?
O teste do reflexo vermelho é baseado no mesmo fenômeno que se observa quando se fotografa alguma pessoa, e a pupila fica vermelha. Entretanto, ao invés de se utilizar uma máquina fotográfica, se utiliza outro equipamento chamado oftalmoscópio direto. Este aparelho permite ao médico que realiza o exame observar um reflexo avermelhado na pupila. Quando isto ocorre, significa que o exame está normal. Ou seja não existe nenhum obstáculo a luz que penetra no olho: os meios estão transparentes.
Entretanto, na presença de doenças oculares, como catarata, opacidades de córnea, retinoblastoma entre outras, este reflexo estará diminuído ou abolido.
É um teste indolor, já que o médico examinador observa cada olho individualmente com o auxílio do oftalmoscópio direto há uma distância aproximada de 30-45 cm .
Quais as doenças que este teste pode detectar ?
Este teste é utilizado para a triagem de anormalidades do fundo de olho (segmento posterior) e também opacidades no eixo visual.
Entre as anormalidades do fundo-de-olho, a de maior preocupação é o retinoblastoma, que é o tumor maligno ocular mais freqüente em criança. É um tumor muito agressivo e que, se não tratado precocemente, pode ser fatal.
A catarata, embora não ameace a vida da criança, compromete seriamente a visão se não tratada precocemente. Sabemos hoje, que o grande desenvolvimento visual ocorre nos 4 primeiros meses de vida, e que se a catarata não for tratada muito precocemente, determina baixa de visão para toda a vida neste paciente.
O glaucoma congênito, que leva a cegueira, pode ser verificado também com este teste quando causa opacidade corneana. Outras condições não citadas aqui, porém com o mesmo grau de importância, podem ser detectadas com este teste.
Porque este teste deve ser feito nas primeiras 48 horas de vida ?
As doenças detectadas com este teste podem ameaçar não apenas a visão desta criança para sempre, mas a vida. A detecção precoce destas patologias são fundamentais para o sucesso terapêutico, bem como na maior chance de sobrevida nos casos dos pacientes com tumores.
Quais as crianças que devem fazer este teste ?
Todas as crianças.
E se detectada alguma anormalidade, o que deve ser feito ?
No prazo de 30 dias esta criança deve ser encaminhada para atendimento em um serviço de oftalmologia pediátrica, onde então será realizado tratamento específico.
0 comentários:
Postar um comentário