domingo, 6 de maio de 2012

RAIVA



1. O que é?
A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus, que acomete mamíferos, inclusive o homem.

2. Qual o microrganismo envolvido?
Vírus do gênero Lyssavirus, família Rabhdoviridae.

3. Quais os sintomas?
Os pródromos duram de 2 a 4 dias e são inespecíficos. O paciente apresenta mal estar, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaléia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia. Podem ocorrer hiperestesia e parestesia no trajeto de nervos periféricos, próximos ao local da mordedura e alterações de comportamento. A infecção progride, surgindo manifestações de ansiedade e hiperexcitabilidade crescentes, febre, delírios, espasmos musculares involuntários, generalizados e/ou convulsões. Espasmos dos músculos da laringe, faringe e língua ocorrem quando o paciente vê ou tenta ingerir líquido, apresentando sialorréia intensa. Os espasmos musculares evoluem para paralisia, levando a alterações cardiorrespiratórias, retenção urinária e obstipação intestinal. O paciente se mantém consciente, com período de alucinações, até a instalação de quadro comatoso e evolução para óbito. Observa-se presença de disfagia, aerofobia, hiperacusia, fotofobia. O período de evolução após instalados os sinais e sintomas até o óbito, é em geral de 5 a 7 dias.

4. Como se transmite?
A doença é transmitida ao homem principalmente através da mordedura de animais infectados. Ainda existem as possibilidades, mais raras, de se contrair a doença por contato com material infectado de um animal raivoso, como a saliva diretamente nos olhos,  mucosas ou feridas. Ainda outros meios pelos quais pode ser transmitida a doença são: lambedura e/ou arranhadura de animais doentes.

5. Como tratar?
Baseado na indução de coma profundo, uso de antivirais (amantadina) e outros medicamentos específicos (biopterina). 
6. Como se prevenir?
Vacinando anualmente cães e gatos, não se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocar quando os mesmos estiverem se alimentando ou dormindo. Nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais.
Vírus do gênero Lyssavirus, família Rabhdoviridae. O paciente apresenta mal estar, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaléia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia. Podem ocorrer hiperestesiae parestesia no trajeto de nervos periféricos, próximos ao local da mordedura e alterações de comportamento. A infecção progride, surgindo manifestações de ansiedade e hiperexcitabilidade crescentes, febre, delírios, espasmos musculares involuntários, generalizados e/ou convulsões. Espasmos dos músculos da laringe, faringe e língua ocorrem quando o paciente vê ou tenta ingerir líquido, apresentando sialorréia intensa. Os espasmos musculares evoluem para paralisia, levando a alterações cardiorrespiratórias, retenção urinária e obstipação intestinal. O paciente se mantém consciente, com período de alucinações, até a instalação de quadro comatoso e evolução para óbito. Observa-se presença de disfagia, aerofobia, hiperacusia, fotofobia. O período de evolução após instalados os sinais e sintomas até o óbito, é em geral de 5 a 7 dias.A doença é transmitida ao homem principalmente através da mordedura de animais infectados. Ainda existem as possibilidades, mais raras, de se contrair a doença por contato com material infectado de um animal raivoso, como a saliva diretamente nos olhos, mucosas ou feridas. Ainda outros meios pelos quais pode ser transmitida a doença são: lambedura e/ou arranhadura de animais doentes.Baseado na indução de coma profundo, uso de antivirais (amantadina) e outros medicamentos específicos (biopterina). Para maiores detalhes acessar o Protocolo de Recife.Vacinando anualmente cães e gatos, não se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocar quando os mesmos estiverem se alimentando ou dormindo. Nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais. 

7. O que se deve fazer quando agredido?
A assistência médica deve ser procurada o mais rápido possível após a agressão. Quanto ao ferimento: deve-se lavar abundantemente com água e sabão e aplicar algum produto antisséptico. O esquema de profilaxia da raiva humana deve  ser prescrito pelo médico ou enfermeiro, que avaliará o caso indicando a aplicação de vacina e/ou soro.
Se possível manter o animal(cão ou gato) em observação por 10 dias para ver se o animal manifesta doença ou morre. Caso o animal adoeça nesse período, informar o serviço de saúde imediatamente.
Fornecer informações ao serviço de saúde quanto ao animal: se tem dono, endereço. Nunca deve ser interrompido o esquema profilático indicado.


Saiba mais no Link: 

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Carlos Pontes, S/N - Sulacap

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21)3111-6200 | (21)3111-6201