quinta-feira, 2 de maio de 2013

HEMOGRAMA COMPLETO, O QUE É ISSO ?






O que é o hemograma?

Hemograma é um exame de sangue que consiste na contagem das células brancas e vermelhas, das plaquetas e dos reticulócitos e na medição de índices hematológicos como a dosagem dehemoglobina e do hematócrito (percentagem dos glóbulos vermelhos no volume total de sangue). Além disso, o hemograma mede também o VCM (volume corpuscular médio), que é tamanho das hemácias; o HCM (hemoglobina corpuscular média), que é o peso da hemoglobina em cada hemácia; o CHCM (concentração de hemoglobina corpuscular média), que é a concentração dahemoglobina dentro de cada hemácia e a RDW (red cell distribution width), um índice que indica a variação de tamanho dos glóbulos vermelhos (anisocitose).
Chama-se hemograma completo aquele que também fornece uma contagem diferencial dos leucócitos. Do hemograma completo consta ainda a hematoscopia, que é o estudo da forma das hemácias.

Como realizar o hemograma e como vem o seu resultado?
Geralmente o sangue é colhido diretamente de uma veia, após um jejum mínimo de 4 horas.
O resultado do hemograma é expresso tanto em número total de cada tipo de glóbulo encontrado, quanto na percentagem de cada um e comparado com dados padrões. A significação dos eventuais desvios entre ambos deve ser analisada por um médico.
hematócrito (Ht) mede a percentagem do volume das hemácias contidas em uma amostra de sangue total.

O que um hemograma pode indicar ao médico?
O hemograma é o exame de sangue mais solicitado pelos médicos por ser de fácil execução e muito útil para diagnosticar ou controlar a evolução de um grande número de doenças.
Entre outras coisas, uma contagem elevada de hemácias indica policitemia e levanta suspeita sob suas causas; uma contagem diminuída sugere anemia, sobrecarga de líquido ou hemorragia persistente. Valores baixos do VCM e CHCM indicam anemias microcíticas hipocrômicas; valores altos sugerem anemias macrocíticas. O hematócrito (Ht) mede a porcentagem de hemácias contida no sangue total.
A contagem de leucócitos pode estar aumentada ou diminuída em determinadas doenças, porém ela só se torna significativa quando isso puder ser correlacionado com o estado clínico do paciente. A contagem total ou diferencial dos glóbulos brancos serve para determinar a existência de infecção ou inflamação, para indicar a necessidade de uma biópsia de medula óssea ou para monitorar a resposta à quimioterapiaradioterapia ou outros tipos de terapia.
Uma leucocitose (contagem elevada de leucócitos) indica uma infecção, uma leucemia ou uma necrose tecidual devido a queimaduras, infarto do miocárdio ou gangrena; uma leucopenia (contagem diminuída de leucócitos) pode ocorrer em casos de depressão da medula óssea em razão de infecções virais ou de reações tóxicas como as que acompanham o tratamento com antineoplásicos, ingestão de mercúrio e outros metais pesados ou exposição ao benzeno ou arsênicos. Ela também quase sempre acompanha a influenza, a febre tifoide, osarampo, a hepatite infecciosa, a mononucleose e a rubéola. A contagem diferencial de leucócitos (neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos) fornece informações mais específicas sobre o sistema imune do paciente e sugere as possíveis doenças subjacentes.
As plaquetas são os glóbulos que promovem a coagulação sanguínea e a contagem delas é essencial para avaliar essa função, bem como os efeitos da quimioterapia ou da radioterapia na produção de plaquetas e para diagnosticar ou monitorar a trombocitose (contagem aumentada de plaquetas) ou a trombocitopenia(contagem diminuída de plaquetas). A trombocitopenia ou a trombocitose sugere doenças diferentes.
Todo exame deve ser avaliado por um médico, juntamente com a história clínica do paciente.
ABC.MED.BR, 2011. Hemograma. O que ele pode indicar?. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/248135/hemograma+o+que+ele+pode+indicar.htm>. Acesso em: 2 mai. 2013.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Carlos Pontes, S/N - Sulacap

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21)3111-6200 | (21)3111-6201