sexta-feira, 30 de novembro de 2012

FIQUE SABENDO 01 DE DEZEMBRO 2012


Neste sábado dia 01/12/12, no horário de 08 às 17 hs estaremos promovendo o FIQUE SABENDO, onde serão oferecidos os seguintes serviços:







-Teste de HIV


O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes, realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. No Brasil, temos os exames laboratoriais como o Elisa anti-HIV e os testes rápidos que detectam os anticorpos contra o HIV em um tempo inferior a 30 minutos.    
 
Os testes rápidos
 
Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em um dispositivo de testagem. Para chegar ao resultado, o profissional que o realiza segue um fluxo determinado cientificamente. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado. Em caso de resultado positivo, é feito outro teste para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.
 
O processo completo consiste na coleta de sangue e no aconselhamento antes de depois do teste. Distribuído gratuitamente para serviços de saúde da rede pública, é utilizado na maior parte das ações do Fique Sabendo, principalmente pela agilidade e praticidade.
 
 
Não deixe de pegar seu resultado.
Se der negativo...
Se cuide, use sempre camisinha.
 
 
E se der positivo?
Lembre-se que você não está sozinho. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento e acompanhamento gratuitos.  


-Teste de sífilis

Sinais e sintomas - A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum e pode se manifestar de forma temporária, em três estágios. Os principais sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença.
Com o desaparecimento dos sintomas, o que acontece com frequência, as pessoas se despreocupam e não buscam diagnóstico e tratamento. Sem o atendimento adequado, a doença pode comprometer a pele, os olhos, os ossos, o sistema cardiovascular e o sistema nervoso. Se não tratada, pode até levar à morte. Saiba mais sobre a doença.
Além da transmissão vertical (de mãe para filho), a doença pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado e por transfusão de sangue contaminado. O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenção.
Estimativa OMS - Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano no mundo ocorrem aproximadamente 12 milhões de novos casos da doença. No Brasil, as estimativas da OMS de infecções de sífilis por transmissão sexual, na população sexualmente ativa, a cada ano, são de 937 mil casos.


-Preventivos
O exame ginecológico é um dos mais importantes exames para a saúde da mulher. É normal que existam medos e ansiedades para a sua realização. O objetivo deste artigo é responder a maioria das perguntas para que as mulheres possam entender COMO e PORQUE é realizado esse exame.
O exame é simples, e tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70% desde sua criação pelo Dr. George Papanicolaou em 1940. O sucesso do teste é porque ele pode detectar o vírus HPV e outras doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.
Quem pode e deve fazer o exame?
Todas as mulheres, com ou sem atividade sexual atual, devem fazer o exame anualmente.
Qual a melhor época para fazê-lo?
No mínimo uma semana antes de sua menstruação, ao redor do período fértil/ovulatório. Evite duchas, cremes vaginais e relações sexuais três dias antes do exame.
No que consiste o exame ginecológico completo?
O exame completo é constituído do exame das mamas (leia artigo sobre esse exame) e depois o exame ginecológico. Este é constituído pelo exame externo da vulva e depois a colocação de um espéculo na vagina para visualizar a vagina e o colo do útero.
Também consiste no exame de toque vaginal quando o(a) médico coloca dois dedos na vagina para examinar os órgãos internos da pélvis feminina.
Mulheres virgens também devem ser examinadas?
Sim, existem diversas técnicas que permitem o exame de mulheres virgens. Avise o médico que você é virgem ANTES do exame.
O que o médico vê lá dentro?
O exame mostra o interior da vagina e o colo do útero, e é muito útil para detectar infecções vaginais (corrimento) e diversas outras doenças.

O que é o colo do útero?
Colo do útero é a parte do útero que fica dentro da vagina.
E o exame preventivo de câncer, o que é?
Esse exame é a coleta de material (células e secreções) do colo do útero, o qual é mandado para um laboratório especializado em citopatologia. Também é chamado de citologia oncótica, colpocitologia, papanicolaou, e fora do Brasil é conhecido como Pap Test ou Pap Smear.
Quais são os possíveis resultados?
O resultado pode ser fornecido em classes de papanicolaou que variam de I a V ou em descrição das lesões. Esses resultados devem ser interpretados exclusivamente por seu médico. Se tiver dúvidas, pergunte.
Mas esse exame só serve para isso?
Não, a citologia serve para determinar outras condições de saúde de seu corpo, tais como nível hormonal, doenças da vagina e doenças do colo do útero. Por isso é importante que seja o seu médico quem interprete o exame e lhe dê medicamentos específicos para essas alterações.
Mais ainda o exame ginecológico é uma excelente oportunidade para você conversar com seu médico a respeito de sua saúde e de temas como câncer de mama, menopausa e osteoporose.
O exame dói?
Não. É preciso estar relaxada. Converse com seu médico se estiver com medo.


-Orientação

VER TAMBÉM:

 http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ms000304.pdf

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Carlos Pontes, S/N - Sulacap

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21)3111-6200 | (21)3111-6201