O pré-natal é fundamental para garantir o bom acompanhamento de mãe e bebê. A Sífilis é uma das doenças mais prevalentes durante a gestação, gera graves riscos para o bebê, podendo levar desde internações prolongadas para tratamento da forma congênita da doença até o óbito fetal.
O diagnóstico precoce da doença permite a possibilidade de tratamento da gestante e de seu parceiro, tendo eficácia elevada, garantindo cura para a mãe e consequentemente para seu filho.
Projeto Triagem Pré-Natal - Esse diagnóstico deve ser feito nas Unidades de Atenção Básica, nas redes municipais de saúde, e nos serviços que realizam pré-natal no SUS. O projeto de triagem Pré-Natal, que utiliza a tecnologia do papel de filtro desenvolvido pelo Instituto Vital Brazil (IVB), está implantado em 70 municípios do Rio de Janeiro e é uma ferramenta valiosa para o enfrentamento do combate à sifilis, na medida em que oferece diagnóstico rápido, com coleta nas unidades e retorno dos resultados em 15 dias.
A tecnologia de papel de filtro utiliza apenas algumas gotas de sangue obtidas por meio de um pequeno furo no dedo do paciente. O método de coleta de sangue é simples, eficaz e não precisa de condições especiais de armazenamento e transporte das amostras.
0 comentários:
Postar um comentário